Auchan vs Dia Portugal

A Auchan notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da Dia Portugal, num negócio avaliado em 155 milhões de euros, anunciado em agosto passado. A Auchan Portugal procura adquirir a totalidade do capital da Dia Portugal Supermercados, conforme comunicado pela AdC. A operação implica a compra de 100% do capital social da Dia Portugal Supermercados pela Auchan Portugal.

O acordo, anunciado em 3 de agosto do ano passado, entre a Auchan Portugal e o grupo Dia, prevê a aquisição de todas as operações da Dia em Portugal, incluindo as 489 lojas Minipreço e Mais Perto. A concretização da transação está sujeita à aprovação da AdC.

Com esta aquisição, a Auchan pretende fortalecer a sua posição no setor, ampliando a sua rede de lojas de proximidade e franchising. Por outro lado, o grupo Dia planeja sair do mercado português para concentrar-se na distribuição alimentar de proximidade em mercados considerados mais estratégicos.

A Auchan Portugal, subsidiária da Auchan Retail International, possui atualmente cerca de 76 lojas próprias em Portugal, incluindo hipermercados, supermercados e lojas de proximidade MyAuchan, além de operar postos de combustível através da subsidiária Auchan Energy, S.A.

A Dia Portugal Supermercados, sediada em Portugal, é controlada pela Distribuidora Internacional de Alimentación, S.A., e opera 185 lojas Minipreço e Mais Perto em todo o país, juntamente com quatro centros logísticos/armazéns.

Deixe um comentário