Ténis de Mesa

O Ténis de Mesa é o desporto mais praticado em todo o mundo, contrariamente ao que se julga. É um daqueles desportos que nos acompanha desde sempre. Todas as escolas tinham uma ou duas mesas de “ping-pong”, para onde todos corriam desenfreadamente ao toque da campainha que anunciava o intervalo entre aulas. Eu não fui exceção e fui desenvolvendo o gosto pela modalidade tendo participado até em alguns torneios.

Em 2009 fui viver ir para outro concelho e soube da existência de um clube local onde se praticava ténis de mesa, que procurei com o objetivo de me envolver com a comunidade local. Quando me fui informar, fui acompanhado pelas minhas filhas, que despertam a atenção do treinador por estarem em boa idade para a aquisição da técnica necessária, e são levadas a experimentar o desporto. Gostaram e iniciaram os treinos regulares.

Como pai presente e disponível, comecei a ter parte ativa nos treinos (sempre orientado pelo treinador), o que me levou a frequentar o curso de treinadores de ténis de mesa, tendo sido esta uma decisão muito importante, já que em 2017 assumo a responsabilidade do Centro de Treinos de Ténis de Mesa do Lusitânia de Lourosa Futebol Clube. Ao cargo de treinador, juntou-se a organização de toda a burocracia inerente à gestão de uma equipa desportiva.

Com a ajuda de um treinador-adjunto, pois este é um desporto individual onde a formação e orientação de cada atleta requer uma atenção personalizada, muitas vezes com planos de treino específicos, percorremos o país em diversos torneios e campeonatos com resultados surpreendentes:

  • campeões nacionais na classe individual de infantis femininos
  • vice-campeões nacionais com a equipa de infantis femininos
  • 3º lugar com a equipa de infantis masculinos.

Fui eleito Treinador do Ano em 2018 e 2019 pela Associação de Ténis de Mesa de Aveiro, e ainda em 2019 foi-me atribuído pela cidade de Lourosa um reconhecimento pelo trabalho realizado com o ténis de mesa.

Atualmente integro a direção da ATMA, sendo o responsável pela comunicação.